São João da Barra vem se destacando com a presença de seus atletas em competições nacionais e internacionais nas mais diferentes modalidades. Só neste ano são vários os títulos conquistados que evidenciam não só o desempenho dos competidores, mas também o incentivo da Prefeitura. De janeiro a novembro de 2024, já são mais de 70 atletas apoiados com a ajuda de custo, instituída por meio de lei municipal, totalizando um investimento de quase R$ 600 mil.
Mais do que títulos, o município vem atraindo olhares que podem colocá-lo de vez no cenário nacional do kitesurf, por exemplo. A Associação Brasileira de Kitesurf (ABK), entidade máxima gestora do esporte no país, já sinalizou a elaboração de um projeto para a possível criação, em São João da Barra, de um Centro de Formação e Desenvolvimento de Base Olímpica da região Sudeste.
Com suas belas praias, lagoas, o imponente delta do Rio Paraíba do Sul e os ventos constantes, São João da Barra se tornou um destino de referência para os amantes do kitesurf, sejam esportistas ou turistas em busca de adrenalina e contato com a natureza. Mas o que faz de SJB um verdadeiro paraíso para o esporte não é apenas a geografia privilegiada. Sob a liderança de Carla Caputi, o município tem investido de forma decisiva no desenvolvimento desse esporte e outras modalidades, proporcionando oportunidades e reconhecimento aos talentos locais por meio da Secretaria Municipal de Esportes, criada por ela há dois anos.
Fruto disso, é o jovem Vittor Maciel Filho, o Vittinho, que com apenas 16 anos já é tricampeão Brasileiro e hoje vive a expectativa de uma convocação para Seleção Brasileira de Vela Jovem para fazer parte da delegação Brasileira que representará o país nos Jogos Mundiais da Juventude 2025, em Vilamoura, Portugal.
Além do Vittinho, uma outra joia já começa a ser lapidada na cidade. Luccas Maciel Filho, de apenas 8 anos, também disputou todas as etapas do ano no circuito brasileiro, fechando o ano em segundo lugar no ranking sub16. Luquinhas hoje é o atleta mais jovem disputando o Circuito Brasileiro de Kitesurf e foi recentemente destaque nacional no quadro “Criança Espetacular”, na Globo.
Presidente da ABK, George Wagner, ressalta que a preferência por São João da Barra para receber o Centro Olímpico não é por acaso, já que a cidade vem investindo no esporte e o reflexo disso já pode ser visto nos resultados dos atletas da cidade. “Nós já estivemos em São João da Barra ministrando uma clínica de formação de instrutores e vimos de perto o potencial incrível que a cidade tem para prática do Kitesurf. Outro fator determinante para a escolha da cidade é o fato de ser a residência do Vittinho, que hoje é o principal nome para representar o Brasil nos próximos Jogos Mundiais da Juventude”, declarou George Wagner.
Morador de Grussaí, Vittinho sagrou-se campeão brasileiro de kitesurf mais uma vez no início deste mês. Para o jovem atleta, a ajuda de custo que a Prefeitura concede é muito importante. “A busca pela alta performance tem um custo muito alto e sem esse apoio seria muito mais difícil para todos nós. No meu caso em específico, o kitesurf é um esporte muito caro e é praticamente impossível conseguir se manter apenas com recursos próprios. Espero poder trazer cada vez mais títulos para a nossa cidade e levar o nome de São João da Barra cada vez mais longe. É a minha forma de retribuir o carinho e o investimento que o povo de São João da Barra faz em mim”, destacou Vittinho.
Pai de Luquinhas, Luccas Maciel também destacou como é primordial o incentivo dado pela Prefeitura. “O que São João da Barra está fazendo é investir no jovem, independentemente da modalidade, e com certeza vai colher grandes frutos no futuro, porque essas crianças estão evoluindo no esporte. Graças a essa ajuda de custo, eles estão tendo a oportunidade de sair de casa, buscar experiência lá fora, ganhar, viver outra realidade, conviver com outros atletas. Certamente vai elevar o nível deles a um patamar de chegar ao topo", afirmou Luccas.
Além da nova geração, atletas mais experientes vêm se destacando nas competições que participam com a ajuda da Prefeitura. O ciclista de SJB, Rodrigo Rocha, conquistou este ano, entre outras competições, o Campeonato Pan-Americano de Pista e Estrada Masters, na capital de El Salvador.
Outros atletas incentivados estão se destacando no jiu-jítsu, corrida rústica, surf, bodyboard, triathlon, mountain bike e fisiculturismo. Para que o esportista tenha direito ao benefício é necessário que a competição seja organizada por federações, confederações, ligas esportivas ou administrações públicas. O projeto auxilia nas despesas com alimentação, hospedagem, inscrições nos eventos, passagens ou combustível, caso o atleta utilize veículo próprio.
“O esporte é fundamental na vida da gente, principalmente na formação dos jovens como cidadãos. Desejo cada vez mais sucesso para os nossos atletas e vamos continuar investindo mais no nosso esporte, inclusive apostando nas atividades de vela, como kitesurf, já que nosso litoral é considerado um dos melhores locais do país para a prática dessa modalidade”, ressaltou a prefeita Carla Caputi.