O Boavista-RJ, que é a zona de rebaixamento do Cariocão 2023, entra no caminho do Audax Rio neste domingo, 12 de fevereiro. A partida será realizada no estádio Jair Carneiro Toscano de Brito, em Angra dos Reis. Faz parte da programação da oitava rodada da Taça Guanabara, a fase de classificação do Campeonato Carioca. O pontapé inicial está marcado para 15h30 (horário de Brasília).
O desempenho recente do Audax Rio
O Audax Rio entra em campo ambicionando um lugar na zona de classificação para a Taça Rio, o torneio de consolação que envolve os clubes que ficam entre a quinta e oitava colocações da Taça Guanabara. Seu desempenho nas sete primeiras rodadas não suficiente para permitir sonhos com voos mais altos como a classificação para as semifinais da Taça Guanabara.
O time teve uma medida exata de suas limitações no confronto do de domingo, 5 de fevereiro, contra o Fluminense. No Maracanã, apanhou por 3 a 0. O Tricolor das Laranjeiras nem fez uma grande atuação. Porém, tendo ficado com a bola por 56% do tempo, produziu nove oportunidades para disparo. Mandou oito no alvo. O argentino Germán Cano fez um hat-trick. Marcou aos nove e 38 minutos do primeiro tempo e aos 49 minutos da fase final.
Com seis pontos (uma vitória, três empates e três derrotas), o Audax Rio iniciou a disputa da oitava rodada ocupando a nona posição na tabela de classificação do Campeonato Carioca. Sua pontuação, no entanto, era a mesma tanto de Madureira (oitavo colocado) quanto de Nova Iguaçu (décimo). As colocações foram definidas a partir do uso dos critérios de desempate.
A forma atual do Boavista-RJ
Sem conseguir fazer um gol sequer nas últimas três partidas, a única ambição que resta ao Boavista-RJ na disputa do Campeonato Carioca é escapar do rebaixamento para a Segunda Divisão. A tarefa está longe de ser das mais difíceis. Cair para a Segundona é tão difícil no Cariocão quanto ganhar o título. É uma chance em 12. Ainda assim, o último colocado do torneio tem a chance de voltar para a divisão de elite sem mesmo ter saído.
Fruto do benefício concedido pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, que permite ao lanterna da Taça Guanabara disputar a Segunda Divisão do Campeonato Carioca de 2023 mesmo no ano que caiu da divisão de elite em vez de só entrar no torneio de 2024, o que seria o correto. Porém, o ‘plano A’ do Boavista é mesmo superar ao menos um ponto na pontuação e evitar passar por essa situação.
Ele acumulou, até agora, dois pontos (dois empates e cinco derrotas). Por isso está na décima segunda – última – posição da tabela de classificação da Taça Guanabara, que é a zona de rebaixamento da competição. O Resende, penúltimo colocado com dois pontos de vantagem, é seu alvo mais próximo. Fez, o entanto, um jogo a menos. A partida é contra o Flamengo. Cenário que não oferece grande esperança de pontuação.