O decepcionante ano de 2023 chegou ao fim sem títulos. Para voltar aos trilhos, o Flamengo tem expectativa de atuação agressiva no mercado. Sob o comando de Tite, o clube começa a montar a versão 2024 da equipe. A diretoria prioriza contratações para lateral esquerda, zaga e meio-campo.
Quem chega
De La Cruz: o Flamengo acertou a contratação do meia uruguaio, que estava no River Plate. O clube vai pagar R$ 79 milhões pelo jogador de 26 anos.
Quem pode chegar
Luiz Henrique: o atacante de 22 anos, atualmente no Betis, despontou no futebol brasileiro com a camisa do Fluminense. O modelo de negócio apresentado no momento pelo Flamengo é um empréstimo com opção de compra.
Léo Ortiz: o zagueiro do Bragantino, de 27 anos, é capitão desde que chegou ao clube, em 2019. O Flamengo fez uma primeira proposta que não agradou, o clube pediu mais, e criou-se um impasse.
Gustavo Scarpa: meia com passagens de destaque por Fluminense e Palmeiras, o atleta de 29 anos está no radar rubro-negro desde o meio do ano, mas deve fechar com o Atlético-MG.
Quem volta de empréstimo
O meia-atacante Matheus Gonçalves, emprestado ao Bragantino em setembro, voltará ao Flamengo em janeiro.
Quem pode sair
Em fim de contrato, Everton Ribeiro está em negociação para renovar, mas há vários clubes interessados. Um dos últimos a sondá-lo foi um dos candidatos à presidência do Internacional.
Gabigol ainda tem mais um ano de contrato e uma renovação apalavrada com o clube até o fim de 2028. Mas o atacante, que terminou o ano como reserva, virou alvo do Corinthians para 2024.
Após receber proposta do Barcelona no início do ano, Wesley recebeu sondagens de clubes da Premier League nesta reta final de temporada.
O goleiro Santos dificilmente permanecerá no Flamengo. O Botafogo e o Grêmio já fizeram sondagens para contar com ele na próxima temporada.
Quem sai
Ídolo, o zagueiro Rodrigo Caio decidiu em comum acordo com a diretoria que não renovará o contrato com o Flamengo, válido até dezembro de 2023.
Quem pendura as chuteiras
Também ídolo, Filipe Luís, de 38 anos, decidiu se aposentar. A despedida aconteceu na vitória por 2 a 1 sobre o Cuiabá, ao lado de Rodrigo Caio.