Faltando 39 dias para a Copa do Mundo, o site GF ESPORTE está no clima e diariamente conta a história de mais um capítulo da mais importante competição do futebol mundial. Desta vez o destaque para o primeiro estádio da Copa 2022 a avaliarmos, o Estádio Internacional Khalifa.
Um projeto de construção grandioso está em andamento em todo o Catar a fim de preparar o país para sediar a Copa do Mundo da FIFA de 2022. Além dos sete novos estádios que serão construídos para o torneio, outro já passou por uma ampla reforma. Os oito locais estão espalhados por todo o país, a menos de uma hora da capital de Doha.
Para receber uma Copa do Mundo pela primeira vez, os estádios contam com uma tecnologia de controle de temperatura a fim de combater o calor escaldante do verão no Catar, que pode facilmente passar dos 40 °C. Houve uma corrida contra o tempo para que os oito estádios da Copa do Mundo do Catar ficassem prontos a tempo para esse grande evento, e os fãs de futebol de todo o mundo fizeram questão de conhecer os detalhes de cada arena.
Estádio Internacional Khalifa
O único estádio da Copa do Mundo do Catar que não foi construído do zero, o Khalifa é a arena mais famosa do país e existe desde 1976, praticamente uma relíquia pelos padrões locais. Após uma grande reforma, o estádio reabriu em 2017 com capacidade para 40.000 torcedores e receberá jogos até a fase das quartas de final da Copa. Além da tecnologia avançada de refrigeração que mantêm jogadores e fãs na temperatura ideal, a modernidade do estádio também aparece na estrutura externa em forma de arco duplo.
O Estádio Internacional Khalifa fica no coração da Aspire Zone de Doha, uma área de desenvolvimento tecnológico e inovação que servirá como ponto de encontro para os torcedores durante a Copa do Mundo de 2022.
Localização: Al Waab St, Doha, Catar
Fatos e números sobre o Estádio Internacional Khalifa
?? Capacidade: 45,416 lugares.
?? Ano de construção: 1976.
Jogos da Copa do Mundo no Estádio Internacional Khalifa, em al-Rayyan
Rodada Data Início* Partida Local
Fase de grupos 21/11/2022 13:00 Inglaterra x Irã al-Rayyan
Fase de grupos 23/11/2022 13:00 Alemanha x Japão al-Rayyan
Fase de grupos 25/11/2022 13:00 Holanda x Equador al-Rayyan
Fase de grupos 27/11/2022 13:00 Croácia x Canadá al-Rayyan
Fase de grupos 29/11/2022 13:00 Equador x Senegal al-Rayyan
Fase de grupos 01/12/2022 16:00 Japão x Espanha al-Rayyan
Oitavas de final 03/12/2022 12:00 1A x 2B al-Rayyan
3º lugar 17/12/2022 12:00 Perdedor SF 1 x Perdedor SF 2 al-Rayyan
Estádio Internacional Khalifa – Local da partida pelo terceiro lugar
O Estádio Internacional Khalifa é o estádio mais tradicional do Catar. A versão original da arena foi construída em 1976 e posteriormente renovada algumas vezes. A última reabertura após reforma ocorreu em 2017, atualizando o estádio para a Copa do Mundo de 2022. É a primeira sede da Copa do Mundo a estar pronta para uso cinco anos antes do início do torneio. Ao contrário de outros estádios, como o Estádio Ras Abu Aboud da Copa do Mundo de 2022, ele não será desmontado ou desmontado.
Outra característica especial é que o Estádio Internacional Khalifa é o primeiro estádio ao ar livre com ar-condicionado para uma Copa do Mundo da FIFA. Para fazer frente às altas temperaturas no Catar no inverno de 2022, decidiu-se equipar os estádios com tecnologia de refrigeração. Nas arquibancadas do estádio, com 45.416 espectadores, nunca deve haver temperatura superior a 26 graus e cada partida de futebol deve ser uma experiência mais esportiva do que calorosa.
Além dos jogos do grupo e das oitavas de final da Copa do Mundo de 2022, uma dessas experiências esportivas será o jogo pelo terceiro lugar na Copa do Mundo de Inverno de 2022 no Catar. A “Final dos Perdedores”, como pode ser chamada, acontece em al-Rayyan, no Estádio Internacional Khalifa, e é um dos jogos finais do torneio da FIFA.
Estádio moderno com história
Em comparação com a versão original do Estádio Internacional Khalifa, a capacidade de público aumentou de 20.000 (1976) para 45.416 (desde 2017). Em 2014, o estádio chegou a oferecer 50 mil lugares. O teto foi levantado e dois novos arcos foram instalados sobre os telhados ondulados em camadas. Isso significa que o Estádio Internacional Khalifa pode ser facilmente reconhecido à distância.
No passado, o estádio al-Rayyan recebeu vários eventos importantes. Entre eles estão os Jogos Asiáticos (2016), o Campeonato Asiático de Futebol (2011), o Campeonato Mundial de Atletismo e a Copa do Mundo de Clubes da FIFA em 2019. Os dois últimos eventos já foram realizados no estádio modernizado e ampliado e foram um completo sucesso.
O estádio no Catar será resfriado a 24-28 graus Celsius para os jogos da Copa do Mundo usando novas tecnologias de refrigeração. Devido às altas temperaturas externas no Catar, realizar um campeonato como a de uma Copa do Mundo, seriam difíceis sem ar condicionado. A energia para essas tecnologias de ar condicionado deve vir principalmente de recursos renováveis.
Ar condicionado do Estádio Internacional Khalifa: ecologicamente aceitável?
Quem já viu os sistemas de ventilação do Estádio Internacional Khalifa vai entender que o ele também pode ser descrito como o maior refrigerador do mundo. Porém, se você pensar no consumo de energia para isso, poderá suar imediatamente. Mesmo que grande parte da energia deva vir de energia renovável, não há garantia disso, e ainda há uma parte proveniente de energia não renovável.
Diante disso, é ecologicamente justificável construir tal estádio ou realizar um torneio em um país desertico? As opiniões divergem aqui. Em todo caso, é necessário questionar mais criticamente se esses investimentos e esse consumo de energia poderiam ter sido evitados. Certamente, outras soluções teriam existido. Mas, provavelmente, o Catar não teria sido o anfitrião da Copa do Mundo de 2022.
Al-Rayyan – Sede da Copa do Mundo 2022
Al-Rayyan, também conhecido como ar-Rayyan, é a maior cidade do Catar com cerca de 600.000 habitantes e, portanto, tem mais habitantes do que a conhecida Doha. Então, por que al-Rayyan não é conhecida? A razão para isto é óbvia. Doha e al-Rayyan estão lado a lado e estão cada vez mais próximos.
O exemplo do Estádio Internacional Khalifa mostra como é difícil distinguir entre duas cidades com aproximadamente o mesmo número de habitantes. Não está muito claro em que cidade está localizado o estádio da Copa do Mundo de 2022 e as opiniões divergem a esse respeito. No entanto, se você olhar mais de perto o local, é claro que o Estádio Internacional Khalifa fica em ar-Rayyan.
No entanto, Al-Rayyan tem muito a oferecer, mesmo sem Doha. Resumimos para você alguns dos pontos turísticos da cidade deserta do Catar.
Coisas para fazer em al-Rayyan
Em al-Rayyan há algumas coisas a fazer ao visitar a cidade da Copa do Mundo de 2022. Além da capital do Catar, Doha, a própria cidade também sabe como convencer com alguns pontos turísticos. Uma dessas atrações é o Mathaf, o Museu Árabe de Arte Moderna. Os amantes da cultura, em particular, podem passar algum tempo lá em interessantes exposições baseadas na cultura regional.
Outra atração é o campus da Universidade ar-Rayyan. A Faculdade de Estudos Islâmicos do Catar é realmente atraente e oferece uma visão sobre a vida do estudante catariano. O campus é perfeito para um passeio onde você pode ver espaços interessantes.
O Oxygen Park perto da Education City e o Education City Stadium também merecem uma visita. É um grande parque adequado para piqueniques, bem como inúmeros pontos de água, como fontes ou similares, e também convida à prática de desportos. O Oxygen Park é, portanto, algo como um dos oásis de al-Rayyan.