Faltam 4 dias: Queimados Futebol Clube é o destaque desta quinta na Série B2

A sua estreia em âmbito profissional se deu no Campeonato Estadual da Terceira Divisão de Profissionais de 1997

Futebol 12 de novembro de 2020 às 08h19
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Depois do adiar em 10 dias para o início da Série B2, o GF ESPORTE prossegue o Especial da terceira divisão do Rio, já destacamos o 7 de Abril, Barra Mansa, Barcelona, Araruama, Bela Vista, Carapebus, Casimiro de Abreu, Profute Volantes, Ceres, Mageense, Barra da Tijuca, Mesquita e Pérolas Negras.

Dando sequência ao Especial sobre a Série B2, faltando 4 dias para a competição começar em 2020, iremos destacar o Queimados.

O Queimados Futebol Clube é uma agremiação esportiva da cidade de Queimados, no estado do Rio de Janeiro, fundada a 26 de março de 1922.

Tradicional alvinegro da Baixada Fluminense, em sua história alterna participações nos certames promovidos pela Liga de Desportos de Nova Iguaçu e no Campeonato Estadual da Terceira Divisão do Rio de Janeiro.

Em 1950, é campeão iguaçuano dos segundos quadros. Torna-se campeão invicto em 1957.

Em 1971, vence de forma invicta a categoria juvenil. Em 1973, sagra-se tricampeão juvenil. Em 1973, vence a Divisão Especial em campeonato promovido pela mesma liga. Seu presidente era Miguel Fortes.

A campanha da equipe foi memorável. No primeiro turno vence por 3 a 0 o Belford Roxo, 1 a 0 no Morro Agudo, 0 a 0 contra o Heliópolis, 2 a 0 no Mesquita, 1 a 1 com o XV de Novembro, e 1 a 0 no Aliados. No segundo turno, 2 a 0 no Belford Roxo, 1 a 1 contra o Morro Agudo, 0 a 2 para o Heliópolis, 1 a 1 com o Mesquita, 2 a 1 no XV de Novembro e 2 a 0 no Aliados. O Queimados, a despeito da derrota para o Heliópolis, recorreu e ganhou os pontos da partida.

Em 1987, conquista o Campeonato Iguaçuano da Liga de Desportos de Nova Iguaçu ao vencer na final o Ferroviário de Austin.

Em 1988 é vice-campeão da Taça Cidade Nova Iguaçu ao perder a final para o Cabuçu.

Em 1989, arremata a Copa da Baixada, disputada por quatro agremiações de São João de Meriti e quatro de Nova Iguaçu. Vence o Fazenda Futebol Clube na decisão.

Em 1990, sagra-se vice-campeão do Campeonato Iguaçuano ao perder a decisão para o Diamantes de Austin. No mesmo ano é campeão da Taça Cidade Nova Iguaçu ao vencer o Atlético Clube Aliados.

Em 1994, perde o título do Campeonato Iguaçuano para o Atlético Clube Horizonte na final.

A sua estreia em âmbito profissional se deu no Campeonato Estadual da Terceira Divisão de Profissionais de 1997, quando ficou em quinto lugar na classificação geral.

Queimados FC é dúvida na Série B1-2017

Depois dessa experiência, o clube não mais se aventurou nas disputas de âmbito profissional, paralisando suas atividades.

Porém, um fato novo ocorre em 2009. A prefeitura da cidade promove uma parceria com o Grande Rio Bréscia Clube para a disputa do Campeonato Estadual da Segunda Divisão. O clube de Magé transfere toda a sua logística para Queimados, utilizando inclusive o uniforme do Queimados para a disputa, além do estádio Júlio Kengen para mando de suas partidas. Contudo, a parceria é logo desfeita.

Em 2011, o clube retorna ao profissionalismo com o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Esportes e Lazer. Na primeira fase da competição disputa o Grupo "B". Fica em primeiro em sua chave e se classifica juntamente com Duquecaxiense Futebol Clube e Grêmio Mangaratibense. São eliminados Nilópolis Futebol Clube, Esporte Clube Rio São Paulo e Futuro Bem Próximo Atlético Clube. Na segunda fase disputa o Grupo "I" mas acaba eliminado ficar na lanterna. Se classificam Centro Esportivo Yasmin e Duquecaxiense Futebol Clube. O Serrano Foot Ball Club também é eliminado, apesar de favorito.

Em 2012, participa do Grupo "A". Ao final da primeira fase se classifica em terceiro sendo superado por Clube Atlético da Barra da Tijuca e Villa Rio Esporte Clube. O Barcelona Esporte Clube também se habilitou à segunda fase. Nesta, o Queimados novamente se habilita no Grupo "E" ao ficar em segundo, atrás somente do São Gonçalo Esporte Clube. São eliminados Clube de Futebol São José e São Gonçalo Futebol Clube. Na terceira fase, a anterior às semifinais, o Alvinegro é eliminado ao ficar na lanterna do Grupo "I" que classificou Clube Atlético da Barra da Tijuca e Paduano Esporte Clube. O São Pedro Atlético Clube também foi eliminado.

Foi sofrido, com direito a muita emoção e drama, mas o Queimados garantiu acesso à Série B do Campeonato Carioca 2014. No estádio Nivaldo Pereira, em Nova Iguaçu, o time da Baixada fez 2 a 1, de virada, no Barcelona de Jacarepaguá, gols de Tiquinho e Timbúrcio (Rodrigo Will descontou), e ratificou a tão sonhada vaga na segunda divisão do futebol do Rio de Janeiro junto com Miguel Couto, São Gonçalo FC e Mangaratibense.

Possui sede social e um estádio próprio, o Júlio Kengen, com capacidade para 5.000 lugares. Suas cores são o preto e o branco.

Papo Esportivo | Copa Dente de Leite: garotada do Queimados encara o Vasco  na estreia

Títulos
Municipais

Copa da Baixada: 1
(1989)

Taça Cidade Nova Iguaçu: 1
(1990)

Liga de Desportos de Nova Iguaçu: 3
(1957), (1973) e (1987)

Vice-campeão da Liga de Desportos de Nova Iguaçu: 3
(1972), (1990) e (1994)

Vice-campeão da Taça Cidade Nova Iguaçu: 1
(1988)

1950 - Campeão da Liga de Desportos de Nova Iguaçu (Segundo quadro);
1957 - Campeão da Liga de Desportos de Nova Iguaçu (invicto);
1971 - Campeão da Liga de Desportos de Nova Iguaçu (Juvenil);
1973 - Tricampeão da Liga de Desportos de Nova Iguaçu (Juvenil);
1973 - Campeão da Divisão Especial da Liga de Desportos de Nova Iguaçu;

Fonte: GF ESPORTE
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes