A Fifa definiu, nesta sexta-feira (13), como serão as disputas nas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo 2026. Assim, a entidade dividiu as 54 seleções da Uefa em 12 grupos de quatro ou cinco equipes. No sorteio, Itália, Portugal, Dinamarca, Espanha, Holanda, Croácia e França são cabeças de chave.
A Liga das Nações foi importante para a definição dos grupos. Já Áustria, Bélgica, Inglaterra e Suíça foram cabeças de chave, baseadas nas colocações no ranking da Fifa.
Os grupos de A a F são formados pelas 34 seleções que tiveram o melhor desempenho na Liga das Nações, com quatro integrantes cada. As chaves G a L, por sua vez, ficaram com cinco equipes cada.
A partir da próxima edição do Mundial, o número de seleções saltou de 32 para 48. Dessa forma, serão 16 europeias e não mais 13 como antigamente. Apenas o melhor país de cada grupo fica com a vaga direto para a competição. Os segundos colocados precisarão disputar os playoffs para tentar garantir um lugar no torneio.
Além disso, o sorteio levou em consideração alguns contextos geopolíticos e climáticos para realizar a divisão dos grupos. Afinal, países que possuem históricos políticos sensíveis, como Kosovo/Bósnia ou Rússia/Ucrânia, por exemplo, não podiam ficar no mesmo conjunto. Outro ponto destacado foi o inverno rigoroso de Islândia, Letônia, Lituânia e Noruega.
Por fim, a Copa do Mundo 2026 acontece no Canadá, Estados Unidos e México. A fase de grupos terá 72 jogos, em todas as sedes, e será entre 11 e 27 de junho. A primeira parte do mata-mata irá de 28 de junho a 3 de julho, em 14 cidades. As oitavas de final ocorrerão em oito estádios, entre 4 e 7 de julho. A partir das quartas de final, as partidas serão apenas em território norte-americano.
Veja como ficaram os grupos
Grupo A
Vencedor de Alemanha x Itália
Eslováquia
Irlanda do Norte
Luxemburgo
Grupo B
Suíça
Suécia
Eslovênia
Kosovo
Grupo C
Perdedor de Dinamarca x Portugal
Grécia
Escócia
Bielorrússia
Grupo D
Vencedor de França x Croácia
Ucrânia
Islândia
Azerbaijão
Grupo E
Vencedor de Holanda x Espanha
Turquia
Geórgia
Bulgária
Grupo F
Vencedor de Dinamarca x Portugal
Hungria
Irlanda
Arménia
Grupo G
Perdedor de Holanda x Espanha
Polônia
Finlândia
Lituânia
Malta
Grupo H
Áustria
Romênia
Bósnia e Herzegovina
Chipre
San Marino
Grupo I
Perdedor de Alemanha x Itália
Noruega
Israel
Estônia
Moldávia
Grupo J
Bélgica
País de Gales
Macedônia do Norte
Cazaquistão
Liechtenstein
Grupo K
Inglaterra
Sérvia
Albânia
Letônia
Andorra
Grupo L
Perdedor de Croácia x França
República Tcheca
Montenegro
Ilhas Faroé
Gibraltar