Um Resende que está no limite da zona de rebaixamento do Cariocão 2023 é o adversário do Madureira neste sábado, 11 de fevereiro. O confronto faz parte da agenda da oitava rodada da Taça Guanabara, a fase de classificação do Campeonato Carioca. Terá como cenário o estádio da rua Conselheiro Galvão, no Rio de Janeiro. O início está previsto para 15h30 (horário de Brasília).
O desempenho recente do Madureira
O Madureira teve um duelo fundamental para a definição de suas pretensões no Campeonato Carioca no domingo, 5 de fevereiro. Diante do Bangu, no estádio de Moça Bonita, levou a pior. Foi superado por 1 a 0. Resultado que lamentou especialmente por ter tido uma leve superioridade na partida. Ficou com a bola por 47% do tempo, desenvolveu maior número de oportunidades para disparo (12 a 7).
Faltou, entretanto, maior qualidade na hora das finalizações. No índice de tiros certos, houve igualdade. Foram quatro arremates no alvo para cada lado. Quem conseguiu fazer a rede balançar foi Luís Felipa, aos 19 minutos do segundo tempo, através de cobrança de pênalti. Dessa maneira, o Madureira ficou parado nos seis pontos (uma vitória, três empates e três derrotas).
Suficiente para ocupar, quando considerados os critérios de desempate, a oitava posição na tabela de classificação. É o último posto na região que permite disputar a Taça Rio. Participar do torneio de consolação parece ser o máximo que pode ambicionar no torneio. Tem nessa batalha Audax Rio e Nova Iguaçu como maiores rivais. Eles apresentam a mesma pontuação.
Provável escalação do Madureira
A fim de saber a escalação da equipe para essa partida? Na tabela abaixo confira a escalação para o jogo assim que ela estiver disponível:
A forma atual do Resende
O Resende, que tem quatro pontos (uma vitória, um empate e quatro derrotas), que está na décima primeira – penúltima – posição da tabela de classificação da Taça Guanabara também tem condições de entrar nessa briga por um lugar na Taça Rio. No entanto, no momento sua maior preocupação é evitar a entrada na zona de rebaixamento do Campeonato Carioca.
No estadual, a região da degola é formada por apenas um time. O Z1 é personalizado no Boavista, lanterna com dois pontos. Ou seja, a probabilidade de faturar o título no Cariocão é a mesma de ser rebaixado. Uma em 12. Quem cai ainda tem a chance de disputar o mesmo ano a Segunda Divisão. Pode, dessa maneira, voltar para o bloco de elite sem ter saído. Coisas dos regulamentos e calendários peculiares do futebol brasileiro.
O Resende tem fez um jogo a menos no estadual. A partida que faria pela sétima rodada contra o Flamengo foi adiada para 18 de fevereiro. Alteração realizada pela necessidade do rubro-negro de disputar a Copa do Mundo de Clubes da Fifa (Federação Internacional de Futebol) no Marrocos. O confronto será realizado no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.