O Paulistão 2024 terá início com o duelo entre Red Bull Bragantino e Água Santa, times do interior que foram destaques na última temporada. O Red Bull Bragantino brigou na parte de cima do Brasileirão, enquanto o Água Santa foi vice-campeão estadual. Eles se enfrentam neste sábado, às 17h15, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP).
RED BULL BRAGANTINO
Em 2023, o Red Bull Bragantino chegou a brigar pela liderança do Brasileirão, ficando na cola do Botafogo por várias rodadas. Apesar da queda de rendimento na reta final, o time conquistou a vaga para a fase preliminar da Libertadores, terminando em sexto lugar.
No último Paulistão, o Red Bull Bragantino foi líder do seu grupo e avançou ao mata-mata. Nas quartas de final, superou o Botafogo, mas nas semifinais caiu justamente para o Água Santa. Após empate por 1 a 1 no tempo normal, o time de Diadema venceu por 4 a 2 nos pênaltis.
O time de Bragança Paulista manteve o técnico português Pedro Caixinha e quer chegar à final pela primeira vez após a empresa Red Bull assumir o controle. A base do time foi mantida e o clube buscou reforços pontuais, como o lateral-direito Nathan, que veio do São Paulo, e o retorno do zagueiro Douglas Mendes, por empréstimo do Red Bull Salzburg, da Áustria.
Além disso, renovou o contrato do atacante Helinho e comprou o volante Matheus Fernandes de forma definitiva. Por outro lado, o goleiro Maycon Cleiton e o atacante Alerrandro foram emprestados ao Vitória por estarem sem espaço. O lateral-direito Aderlan, anunciado pelo Santos, é outra baixa.
A maior perda pode ser o zagueiro Léo Ortiz, que voltou a treinar com o elenco, mas segue em negociação com o Flamengo. Sua presença no jogo é incerta. O departamento médico conta com o zagueiro Eduardo Santos e o volante Nathan Camargo, em recuperação de cirurgias no joelho. O meia Eric Ramires faz trabalho de transição.
ÁGUA SANTA
O Água Santa viveu um 2023 mágico. Comandado por Tiago Carpini, atualmente no São Paulo, chegou avançou em segundo do grupo com os mesmos 23 pontos do líder São Paulo. No mata-mata, eliminou São Paulo e Red Bull Bragantino, times da elite nacional, e chegou à final. No primeiro jogo, venceu o Palmeiras por 2 a 1, mas foi superado por 4 a 0 no jogo de volta, ficando com o vice-campeonato.
Quem comandará o Água Santa neste ano será Bruno Pivetti, ex-técnico de Guarani e Náutico. Como não tinha calendário cheio na última temporada, vários jogadores foram emprestados, mas seguiram com contrato com o clube de Diadema. Assim, o Água Santa iniciará o Paulistão 2024 com 12 remanescentes, como o goleiro Ygor Vinhas, o lateral Gabriel Inocêncio, o meia Luan Dias e os atacantes Júnior Todinho e Bruno Xavier.
O atacante Bruno Mezenga, apesar de ter contrato, não vem treinando com o elenco. Já o lateral Reginaldo, que estava emprestado ao Juventude-RS, onde conquistou acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, foi negociado com o Ordabasy, time do Cazaquistão.
Mas o clube também se movimentou no mercado e acertou dez contratações. Entre os destaques, estão o goleiro Matheus Cavichioli, ex-América-MG, o lateral-esquerdo Artur, ex-Ponte Preta, o volante Léo Sena, ex-Goiás, e os atacantes Neilton, ex-Santos, e o experiente Jael, ex-Grêmio.
FICHA TÉCNICA
Red Bull Bragantino x Água Santa
Rodada:1ª
20/01/2024
17:15
Árbitro:Luiz Flávio de Oliveira
Assistentes:Mauro André de Freitas e Italo de Paula Andrade
Estádio:Nabi Abi Chedid
Bragança Paulista
Red Bull Bragantino
Cleiton;Andres Hurtado, Léo Ortiz, Léo Realpe e Juninho Capixaba;Jadsom, Matheus Fernandes e Lucas Evangelista;Helinho, Mosquera e Eduardo Sasha.
Técnico: Pedro Caixinha
Água Santa
Ygor Vinhas;Gabriel Inocêncio, Joilson, Roger Carvalho e Rhuan;Kadi, Thiaguinho e Luan Dias;Neilton, Keké e Jael.
Técnico: Bruno Pivetti