A primeira rodada da Eurocopa 2024 se encerrou nesta terça-feira, dia 18 de junho, com os jogos do Grupo F entre Turquia e Geórgia e Portugal e República Tcheca. Em Dortmund, na Alemanha, a joia Arda Güler comandou a seleção turca na vitória por 3 a 1 contra a equipe georgiana. Em Leipzig, a seleção checa até tentou surpreender e segurou um empate até os últimos minutos, mas acabou sofrendo a virada do time português por 2 a 1.
O Estadão resume o 5º dia da competição para você e informa a programação do dia seguinte. Nesta quarta-feira, Croácia e Albânia, Alemanha e Hungria e Escócia e Suíça abrem a segunda rodada do torneio europeu.
Primeira partida do dia, o jogo entre Turquia e Geórgia quase foi adiado por conta de uma situação inusitada: o telhado do estádio Signal Iduna Park, palco do confronto, estava vazando água após uma forte chuva na cidade de Dortmund. Apesar do ocorrido, o escoamento do estádio foi capaz de lidar com o volume inesperado de água e a partida pode começar no horário planejado.
Turquia 3 x 1 Geórgia
A disputa entre a seleção turca e a seleção georgiana dificilmente figurava entre as partidas mais esperadas da primeira rodada da Eurocopa, mas o jogo surpreendeu positivamente quem separou um tempo para assisti-lo.
A Turquia abriu o placar com um belo gol de Mert Müldür aos 25 minutos do primeiro tempo, mas levou o empate apenas nove minutos depois com gol de Mikautadze. Na segunda etapa, o tento de Arda Güler deu a vantagem a seleção turca e, no último lance do jogo, Aktürkoglu marcou o terceiro gol e decretou a vitória e os três pontos.
O golaço de Arda Güler
Aos 19 anos, a joia turca é a principal esperança do futebol turco e, em sua primeira partida de Eurocopa, não decepcionou. O segundo gol da Turquia foi um golaço marcado de fora da área por Güler. A promessa do Real Madrid fez boa atuação durante o jogo e foi eleito o melhor jogador da partida.
A seleção portuguesa sofreu, mas conseguiu vencer a equipe checa e garantir os três primeiros pontos de Portugal na Eurocopa. No primeiro tempo, a equipe de Cristiano Ronaldo não deu descanso para os rivais, mas a República Tcheca conseguiu se defender e manter o placar sem alterações.
Na segunda etapa, uma surpresa. Aos 16 minutos, o meia Lukáš Provod marcou um belo gol e colocou a seleção checa na frente do placar. Portugal, então, foi para o tudo ou nada e conseguiu empatar a partida com um tento contra de Robin Hranác. Um gol de Diego Jota ainda chegou a ser anulado nos minutos finais, mas o ataque português insistiu e conseguiu concretizar a virada já nos acréscimos com o atacante Francisco Conceição.
Próximos jogos
Quarta-feira (19/03)
10h - Croácia x Albânia
13h - Alemanha x Hungria
16h - Escócia x Suíça